O PRIMEIRO SETÊNIO

Os primeiros 7 anos de vida são dedicados ao conhecimento e ao amadurecimento do corpo, seus limites e capacidades. O “QUERER” (VONTADE) está em foco. O desenvolvimento se dá por meio da atividade física e dos efeitos dos estímulos físicos e do ambiente, assim o objetivo da educação Waldorf, na primeira infância, é alimentado através de espaços físicos que conduzam a aprendizagem mediante a exploração e o brincar. A aprendizagem, neste período, é realizada principalmente por vias inconscientes, baseada na imitação. Tudo o que está ao seu redor ela absorve e o integra, sem um filtro racional ou consciente. Por isso, é imperativo propiciar-lhes um entorno que ofereça os ritmos adequados e atividades com sentido real, respeitando e valorizando sua infância, para que, através da imitação, se estruture todo o seu ser. A criança estrutura as suas experiências por meio do brincar livre, que brota da sua imaginação. Em função da saúde física e psíquica, o intelecto e a memória não devem ainda ser solicitados. É preciso primeiro que o corpo físico dê os sinais de sua maturidade e solidez estrutural, o que ocorre por volta dos 7 anos. A virtude básica que a criança precisa ver manifestada ao seu redor é a gratidão pela vida.

“O mundo é bom!”


Em construção.
Em construção.