Vivências pedagógicas
Confira as atividades pedagógicas que já foram realizadas e estão planejadas para acontecer no novo terreno.
7º ano


Dinamização Biodinâmica


A Arandu é uma escola guiada pela Pedagogia Waldorf que por 18 anos cresceu em meio a uma rua residencial do bairro Rio Tavares, em Florianópolis, e hoje acolhe 225 alunas, alunos e suas famílias do Maternal ao 9o ano do Ensino Fundamental. Nos últimos anos, o ritmo intenso e acelerado da expansão imobiliária em nosso bairro sem uma adequada melhoria da infraestrutura urbana está comprometendo as condições ambientais saudáveis, o que muitas vezes conflita com princípios tão valiosos para a nossa comunidade. Estamos diante da oportunidade de adquirir uma área de 10 hectares dentro do bairro de origem da escola e queremos propor à cidade um novo paradigma de desenvolvimento, unindo educação, respeito ao meio ambiente, agricultura e saúde. É dessa visão que nasce o projeto da Comunidade Educativa Arandu, com a intenção de estabelecer em uma área repleta de mata nativa uma organização que forneça produtos e serviços que gerem valor econômico, ambiental e social para a comunidade do entorno, a partir de uma simbiose entre o conhecimento e a terra que o alimenta. Um movimento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela ONU, vitais para o futuro da humanidade no planeta Terra.
Há uma demanda reprimida pela Pedagogia Waldorf em Florianópolis, com mais de 100 famílias em lista de espera somente na Escola Waldorf Arandu. Além de ampliar o acesso a essa pedagogia para até 300 famílias, o novo espaço irá ampliar as práticas que a comunidade já realiza em prol de uma vida mais sustentável e inclusiva no bairro. No novo terreno margeado pelo Rio Tavares, há uma área de preservação com nascentes de água pura, relevos ora planos, ora montanhosos, muitas árvores e espaço para transformar essas iniciativas em programas estruturados que gerem muito mais impacto positivo na comunidade. Desde a construção visando o uso de materiais de baixo impacto, reaproveitamento de água de chuva, geração solar de energia elétrica, até programas de reciclagem e compostagem comunitária, promoção de biodiversidade com plantios de espécies nativas, programas de economia circular, produção de alimentos biodinâmicos, bem como a promoção de maior diversidade e inclusão social, de gênero e de PCD na comunidade. Assim, mais do que uma instituição de ensino, a Comunidade Educativa Arandu poderá se tornar um centro de referência para o desenvolvimento de práticas sociais, econômicas e agrícolas que respeitam a terra, que honram os ciclos naturais e que alimentam corpos e almas com alimentos saudáveis e nutritivos.
Confira as atividades pedagógicas que já foram realizadas e estão planejadas para acontecer no novo terreno.
Assinatura de Memorando de Intenções em 11/05/23 de aquisição da área e pagamento de arras no valor de R$ 200 mil. Obtenção dos condicionantes urbanos e ambientais para implantação da nova sede com 2000 m2 área construída.
Etapa 1 – Levantamento físico da área, definição dos conceitos preliminares do projeto e de padrões dos sistemas construtivos. Elaboração do programa de necessidades dos espaços pedagógicos administrativos e de convivência.