Nossa escola é uma organização da sociedade civil de utilidade pública, entidade sem fins lucrativos, que não recebe periodicamente apoio financeiro de nenhuma instituição. Todos os recursos financeiros são provenientes das mensalidades, de realizações de eventos e de doações de pessoas físicas, sendo estas prioritariamente destinadas a bolsas ou projetos específicos. Essas generosas doações vem nos possibilitando construir e ampliar nossa escola.

Expressamos nossa gratidão a todos os que nos apoiaram até agora. Temos a convicção de que nossa comunidade escolar hoje é fruto desse imenso apoio recebido.

No momento, buscamos apoiadores para a construção da nova sede da Escola Waldorf Arandu e a contratação de recursos humanos para viabilizar as demais ações do projeto de expansão.

Caso queira apoiar nossas iniciativas e doar para a ampliação da escola e da pedagogia Waldorf em Florianópolis, seguem nossos dados bancários:


Associação Pedagógica Germinar
Banco Caixa Econômica Federal
Ag. 3524
Operação 003
Conta 365-6
CNPJ: 07.756-561/0001- 64

Por favor nos informe pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]
A Escola Waldof Arandu está abrigada em um conjunto de terrenos que totalizam cerca de 2.000 m² , a 200m das dunas da restinga da praia do Campeche. A edificação da escola origina-se da adaptação de uma antiga pousada.
Desde a fundação em 2005, a cada ano novas benfeitorias têm sido realizadas a partir de mutirões entre famílias e professores, acompanhando a demanda de crescimento da escola. Este conjunto de terrenos foi adquirido por duas famílias da Escola, de modo a garantir a permanência no local quando o espaço original foi colocado à venda pelo proprietário (2012) e de permitir a expansão física da escola para o terreno onde hoje fica o pátio de entrada e a secretaria (fim de 2013).
A escola paga mensalmente o aluguel destes terrenos às famílias proprietárias, em valores abaixo do preço de mercado, a partir de um acordo solidário realizado entre as partes.

Em 2015/16, para assegurar a expansão física da escola e oferecer pela primeira vez o sexto ano do ensino fundamental e sétimo ano a partir de 2016, quatro salas novas foram construídas por meio de um fundo específico (Fundo Enraíza) financiado pelas famílias da escola, numa experiência inovadora de investimento social e solidário, além de doações específicas e uma campanha (rifa e leilão) de arrecadação específica. Os serviços de mão de obra remunerados foram realizados por pais da escola, melhorando por sua vez sua economia familiar. Esta movimentação da economia local, por fim, resultou na redução do níveis de inadimplência, recuperando também a saúde financeira da própria escola e sua confiança em fazer os investimentos futuros necessários.

Estamos no limite da expansão física da escola nesta sede, com o oitavo ano em 2017. Ainda temos necessidades estruturais como sala para música, para euritmia, para trabalhos manuais, artes aplicadas, além dos laboratórios de matéria e salas de aulas com mais espaço para abrigar a demanda de alunos. Esta estruturação completa não se faz possível no espaço físico de que dispomos, por isso nossa meta é a sede própria, em um terreno com metragem adequada para as necessidades de uma escola Waldorf e das crianças.

Em resposta a essas contínuas demandas de expansão, e olhando para o futuro, um novo grupo se formou na escola. Cientes de que o espaço físico atual tem limitações para possibilitar o oferecimento do ensino fundamental completo, desde 2012 existe um grupo de trabalho de expansão que busca os meios para adquirir um terreno para a construção de uma sede nova própria. Sua visão é de buscar uma casa própria e maior para a Arandu, seguindo um plano de desenvolvimento pedagógico orientado pelos professores da escola.

O grupo de expansão é formado por familiares de alunos da própria escola e de outras escolas Waldorf, e coordenado por uma professora, os quais, trabalhando voluntariamente, estudam as possibilidades de aquisição de terrenos, avaliando assim as oportunidades de áreas que surgem para edificação da nova sede da escola.

Caracteriza-se por um grupo aberto a novas pessoas e iniciativas que contribuam com o projeto de expansão da escola e viabilizem sua nova sede. Engaje-se ao Grupo de Expansão trazendo seu talento!

Envie sua contribuição ou dúvida para o e-mail: [email protected].br