Rudolf Steiner introduziu a imagem de um organismo social trimembrado como força eficaz e guia para uma sociedade na qual três grandes subsistemas, esferas ou membros, relativamente autônomos, se mantêm mutuamente, em um equilíbrio e na qual não existe um centro dominante, como um Estado coordenador ou uma elite espiritual dirigente. Esta imagem orientadora pode ser aplicada a toda a sociedade, a uma comunidade ou instituição, como é o caso das Escolas Waldorf associativas. São estes três subsistemas: o âmbito econômico-produtivo, que lida com a produção, circulação e consumo de bens e serviços, e tem com o objetivo satisfazer as necessidades das pessoas; o âmbito cultural-espiritual, que deve criar as condições para que as capacidades de cada ser humano possam ser desenvolvidas tão produtivamente quanto possível; e o âmbito jurídico-político (ou de direito), no qual se dão as combinações, acordos e regras para o convívio social, em cada uma das três esferas. Steiner mostrou também os princípios que devem liderar cada um destes sistemas: a partir da Liberdade, deve ser criada a vida espiritual da humanidade; as forças da Fraternidade hão de criar a vida econômica; a partir das forças da Igualdade, as pessoas devem regulamentar seus direitos e obrigações mútuos. Esta imagem não indica normas ou doutrinas, programas ou estruturas universalmente válidas, deixando as pessoas completamente livres no seu agir. Ela somente afirma que, um determinado agir no campo social, traz determinadas consequências, assim como estes três valores universais para a humanidade – liberdade, igualdade e fraternidade, quando ligados de maneira correta à natureza do ser humano, tornam produtiva a força criadora do social contida nestes três ideais.
A Escola Waldorf Arandu é uma escola associativa, gerida e mantida pela Associação Pedagógica Germinar (APG), uma associação sem fins lucrativos. Fundada em 2005, a APG tem a responsabilidade jurídica, administrativa e financeira pelo funcionamento da escola e vem garantindo a estruturação e crescimento dela. É o instrumento jurídico que temos para realizar a visão de uma escola de todos. A APG convida o ingresso de todos os pais, mães, professores e amigos interessados em fazer parte, acompanhar e construir juntos o desenvolvimento da escola. No momento da matrícula dos alunos, assim como em toda assembleia da associação, é apresentada às famílias uma proposta de associação, que não é compulsória, mas um convite, um passo a ser dado com liberdade.

ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA APG: ASSEMBLÉIA GERAL, DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

A Assembleia dos sócios é o órgão máximo deliberativo da associação. Acontece ordinariamente no primeiro semestre de cada ano, com intuito, entre outros, de prestação de contas aos associados e à comunidade escolar, com apresentação do balanço financeiro e relatório de atividades do ano anterior. Também costuma acontecer, de forma extraordinária, no segundo semestre, a fim de apresentar o calendário, orçamento e plano de metas para o ano seguinte. A cada três anos, a Assembleia elege, de forma sociocrática, os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal que, por estatuto, não podem ser remunerados. A Diretoria é composta por no mínimo 4 membros que elegem entre si os cargos de presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretaria e suplentes, se houver. As principais competências da Diretoria são a corresponsabilidade pela substância Antroposófica da APG, a direção administrativa e financeira da associação, a formalização de todos os atos jurídicos contábeis e fiscais e a representação da APG perante terceiros. O Conselho Fiscal é composto por 3 membros, que devem acompanhar a gestão financeira e oferecer parecer sobre o balanço financeiro anual antes de cada assembleia ordinária, ou sempre que solicitado pela Diretoria.

“As regras e regulamentos não devem vir de fora da escola. Na vida espiritual, a autonomia, a autogestão, é essencial.”

Rudolf Steiner

O Colegiado de Professores é composto por todos os professores em atividade na escola. Reúne-se na escola todas as quintas-feiras à tarde, com a presença de membros da secretaria escolar, para troca e reflexão sobre o que cada professor aprendeu por si em sua sala de aula e a partir de todos os alunos desta aula, para que cada um aprenda com o outro. Segundo Rudolf Steiner, o propósito verdadeiro da reunião do Colegiado é “estudar o desenvolvimento humano para que um conhecimento verdadeiro do ser humano esteja continuamente fluindo pela escola”.

ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO COLEGIADO DE PROFESSORES

O colegiado é estruturado em sua gestão por um órgão de decisão, planejamento e monitoramento chamado Conselho Pedagógico, que é composto pelas lideranças dos 2 órgãos executivos do Colegiado e zela pelo âmbito do mundo adulto dentro da escola – gestão pedagógica (zela do corpo pedagógico) e comunicação (zela da comunicação interna, externa e ouvidoria). A coordenação pedagógica (zela das questões pedagógicas específicas das crianças) é o órgão da estrutura que atua no âmbito diretamente da criança e do dia a dia da sala de aula. Seu principal espaço de trabalho são as reuniões do colegiado às quintas feiras e o planejamento pedagógico anual e semestral, além das decisões e do suporte pedagógico. Os principais grupos de trabalho do colegiado são a Secretaria Escolar e o Grupo de Apoio Pedagógico e Acolhimento às famílias.

“Se a escola dever ser um organismo vivo, o Colegiado de Professores deve ser o coração e alma.”

Rudolf Steiner

O Conselho de Pais e Mães é composto por um representante de cada classe e seu suplente, que são eleitos a cada ano/bianual pelas famílias de cada turma. Os representantes de classe são o elo de comunicação do professor com as famílias da turma sobre questões organizativas (como lanches, passeios, recados o outras demandas), o elo com a gestão da escola como um todo (grupos de trabalho) e também uma força para formar a identidade da classe (relação entre as famílias). São a escuta amorosa para as demais famílias da turma, oferecendo acolhimento e orientação para o encaminhamento de questões a outras instâncias da escola, que não aquela tratada diretamente com o professor de classe, quando for o caso.

HISTÓRICO

Este Conselho começou a se estruturar em 2013, e somente em 2014 se conformou com representantes de todas as classes da escola, infantil e fundamental, tendo, a princípio, as demandas do dia a dia de cada sala como prioridade. Começaram também a se organizar em grupos de estudos e grupos de forças-tarefas específicas, como organizar oficinas ou desenvolver a feirinha semanal, que hoje são parte do patrimônio coletivo da escola. Com as renovações que acontecem todo ano, com a eleição de representantes de classe, e com novas famílias chegando e agregando talentos, em 2015 o grupo começou a desenvolver uma identidade e uma rotina de encontros, os quais levaram a muitas reflexões até o estágio atual de organização dos representantes de classe do jardim e do grau no Conselho de Pais e Mães. Esse processo foi apoiado pelos estudos da antroposofia e pela Pedagogia Social. Estabeleceu, como objetivo geral, desenvolver uma cultura de parceria e encontro, visando ao fortalecimento da vida comunitária, a serviço da escola Arandu.

ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE PAIS E MÃES

O conselho é formado por representantes de todas as salas do grau, do jardim e do maternal e pela liderança de cada uma das comissões temáticas, conforme ilustra o organograma do Conselho a seguir. A secretaria executiva (mandato anual) age de acordo com o planejamento e tem a responsabilidade ou tarefa principal de estabelecer a comunicação direta entre as famílias, o colegiado de professores e a diretoria da associação mantenedora da escola. O Conselho trabalha com os princípios da sociocracia. Age sempre com o planejamento feito coletivamente como instrumento guia, aprendendo através da prática e autodesenvolvimento pelo estudo Antroposófico. Todos os pais, mães e amigos da escola são convidados a integrarem as comissões de trabalho, chegando até elas através dos seus representantes de classe ou contatando seus coordenadores. Podem oferecer seus talentos e disponibilidade em servir à escola, conhecendo melhor o funcionamento da representação de classe e do Conselho de pais e mães.

“O bem-estar de um conjunto de pessoas que trabalham juntas é tanto maior quanto menos cada um reivindica os rendimentos do seu trabalho para si, quer dizer, quanto mais deste resultado ele cede aos demais, e quanto mais as suas próprias necessidades serão satisfeitas não por seu próprio trabalho, mas pelo trabalho dos outros.”

Rudolf Steiner

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